top of page

ATIVIDADES

Descubra as principais atrações turísticas perto da nossa aldeia!

linho rompecilha.jpg

Eira (Ciclo do Linho)

Situada numa posição sobranceira em relação à aldeia, de modo a poder receber a luz e o calor do Astro-Rei, esta eira, tal como outras no povoado, desempenhou, em tempos, um papel central no que diz respeito às colheitas, mas, mais especialmente, no que toca ao Ciclo do Linho. No decurso dos últimos anos, a aldeia tem empreendido um esforço de recuperação dos processos e rituais associados a esta planta, matéria-prima de excelência, em tempos idos, para o fabrico artesanal de roupa de cama e de vestuário.

moinho.jpg

Moinho da Pedreira

Movido à força da água, este moinho subsiste como o legado de uma vasta tradição associada ao fabrico caseiro do pão, nomeadamente da broa de milho. É possível ver-se nele, in loco, praticamente intacta, toda a estrutura de que os

"antigos" se socorriam para, a partir do simples grão, acertando a espessura da moagem (através da mó de pedra), poder chegar-se à tão almejada farinha. O seu destino: as masseiras de pão, onde, juntando-se-lhe o fermento, era amassada e deixada a "fintar", por regra com um sinal da crus talhado nesta mesma massa.

Ponte de Cabaços

Corria o ano de 1963, quando uma terrível tempestade, como nunca antes vista, se abateu sobre a região, derrubando a ponte romana que, em Cabaços, garantia, há séculos, a passagem de uma à outra margem sobre o Rio Paiva. Vistas da ponte que, entretanto, ali foi erigida em sua substituição, as ruínas, a par das águas que, em baixo, fluem limpidamente, magnetizam-nos por completo a atenção.

ponte.jpg

Praia Fluvial de Nodar

O Rio Paiva, furioso e imprevisível noutras partes do seu percurso, amansa as suas águas na passagem pela aldeia de Nodar, onde serpenteia entre o casario e as encostas pujantes de vegetação ao seu redor. A praia, instalada num talhão de erva fresca, surge de forma inesperada, e a transparência aprazível das águas convida à mais plena comunhão com tamanha beleza natural, verdadeiro segredo escondido à vista de todos.

praia.jpg
64.jpg

Alto de São Macário

É no cume da Serra de São Macário que se ergue, intemporal, a ermida dedicada a este Santo. Para onde quer que nos voltemos, a 360°, tudo é a perder de vista, tudo tem a medida do inalcançável. A vastidão do que o olhar abrange devolve-nos a sensação de sermos ínfima parte de algo condenado a transcender-nos. A lembrança, essa, grava-se, indelevelmente na memória, e o desejo de voltar é força de igual modo impossível de resistir.

pena.jpg

Aldeia da Pena

Diz-se, desta aldeia, ser onde a cabra matou o lobo e o morto matou o vivo. Lendas, simplesmente, ou factos históricos quem saberá? Nada como descer lá abaixo e tirar, por nós mesmos, a prova dos nove. O acesso não é para corações frágeis, mas a experiência vale por si só. Lugar recôndito, rodeado por escarpas a praticamente toda a sua volta, a aldeia da Pena oferece uma rústica beleza, quase intacta, só ali possível de encontrar.

Portal do Inferno

Quem fez esta estrada ainda antes de ter as barreiras de proteção (que, entretanto, ali foram construídas), bem sabe que, quer então, quer mesmo agora, o nome que deram a este lugar é tudo menos imerecido. A paisagem esmaga-nos com o poder a que a Mãe Natureza aqui se atreve, ondulando, monte após monte, num baile que aspira ao infinito, impondo-nos o mais solene e reverente respeito.

portal-do-inferno.jpg

Termas São Pedro do Sul

As Termas de S. Pedro do Sul são a principal estância termal de Portugal e uma das maiores da Península Ibérica. Abertas durante todo o ano, dispõem de dois balneários termais que dão resposta a diferentes valências: termalismo terapêutico, fisioterapia e bem-estar termal.

756_SPS_FM-Termas.jpg
passadicos_paiva_.jpg

Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. São 8 km que proporcionam um passeio "intocado", rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.

termas do carvalhal.jpg

Termas do Carvalhal

As Termas do Carvalhal estão situadas no limite norte da Beira Alta, distrito de Viseu, concelho de Castro Daire, no meio das bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva, enquadradas pelas serras de Montemuro e de Arada.

bottom of page